Devido ao grande conhecimento sobre fundações especiais e tecnologias como as estacas pranchas metálicas, a Piacentini atua de forma rápida e imediata em emergências. Muito utilizada em países da Europa em contenções geotécnicas, esta tecnologia foi escolhida para a contenção de materiais soltos como rejeitos de minérios. As estacas pranchas tem a vantagem da rapidez na execução, facilidade de instalação, baixo impacto ambiental e baixo ruído, vibração e poluição.
A rapidez no cálculo desse tipo de contenção torna-se ponto chave na escolha da tecnologia a ser utilizada em obras emergenciais. A Piacentini foi contratada por ter grande experiência nessa área, depois do rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho. Atualmente atua na instalação de contenções preventivas para a limitação de eventuais danos provocados pelo rompimento de outras barragens.
PROJETOS
A utilização de estruturas metálicas é uma técnica amplamente difundida na Europa e em países como Estados Unidos e Canadá. A Piacentini do Brasil trouxe esse know how consigo, tornando-se referência na adaptação de materiais para execução de fundações profundas e paredes combinadas (combi wall) com elementos metálicos de diversas dimensões e geometrias: estacas tubulares, estacas prancha e perfis metálicos.
VANTAGENS
Agilidade no processo de cravação: são utilizados martelos vibratórios que aumentam o controle sob o processo bem como reduzem significativamente os inconvenientes acústicos e estruturais nas áreas circunvizinhas à obra.
Baixa geração de resíduos nocivos ao meio, além da possibilidade de serem reciclados por empresas de sucatas, enquanto os resíduos de concreto, apesar de inertes, podem prejudicar o meio. O mercado brasileiro tem poucas empresas que operam desta forma com esta técnica e expertise.